No dia 28 de Novembro de 2017, o vice Presidente da Refrigeração Dufrio, Guillermo Zanon,  recebeu o diploma de honra ao Mérito na Câmara dos Vereadores de Porto Alegre. O homenageado é voluntário do Projeto Sport Vida, que promove a formação de jovens na Nova Vila Nova.

O vereador Professor Wambert (PROS) foi o proponente da homenagem. Guillermo, que trabalha na Empresa Dufrio, é voluntário do Projeto Sport Vida na comunidade da Nova Vila Nova. O projeto promove o resgate de vidas e trabalha na formação escolar, cultural e profissional de jovens da comunidade.

Guillermo contou que o primeiro passo do projeto foi dado por Joel Júnior, presidente da Associação Recreativa e Cultural Sport Vida, que começou a promover oficinas de recreação para crianças aos sábados em abril do ano passado. Segundo ele, no início, as atividades resumiam-se a treinos de futebol semanais. Atualmente, o Sport Vida promove mais de 10 atividades, como dança, música e arte, no espaço cedido por um CTG. O projeto, para ele, existe junto a valores como comprometimento, socialização e respeito.

“Confesso que, desde que comecei a me envolver com o projeto, passei a ver a vida de outra forma”, revelou Guillermo. Hoje ele relata sentir uma gratidão à vida por ter conhecido o Sport Vida, pois, por meio dele, desenvolveu sua fé e sua habilidade de ajudar o próximo. Há uma contrapartida neste tipo de trabalho, diz ele, que são as amizades, o sentimento de amor e compaixão e a satisfação em ver os jovens se desenvolvendo. “Não podemos usar o conturbado momento político do país como desculpa para não ajudar o próximo. Se todos buscarmos a solução dos problemas e fizermos a nossa parte, vamos mostrar lá fora a grande nação que somos”, concluiu.

O vereador Professor Wambert destacou a importância do Diploma Honra ao Mérito, visto que “mérito” vem de merecimento e é o resultado do uso da liberdade, segundo ele. “A gente não pode passar a nossa vida acumulando”, lembrou. “Temos de ser generosos”. Wambert afirmou que o que vale a pena na vida é o rastro deixado e que Guillermo está deixando um rastro de alegria, gratidão, otimismo e amor.

Para o vereador, a solidariedade é um princípio social e um modo de conduta, sem a qual a sociedade desmorona. Salientou, ainda, que a homenagem era, principalmente, para agradecer a Guillermo. Wambert disse serem meritórios o exemplo, a atitude e a história dele. “A política precisa de homens como você, que prezem pelo bem comum”, acrescentou. Por fim, agradeceu aos pais do homenageado, dizendo que a fruta não cai longe do pé.

A sessão foi presidida pelo vereador João Carlos Nedel (PP) e contou com a presença dos pais de Guillermo – Silvana e Dagoberto Zanon – e de Joel Júnior, presidente da Associação Recreativa e Cultural Sport Vida. Dezenas de jovens atendidos pelos projeto também participaram da solenidade, Ao final da cerimônia, entregou um troféu ao homenageado.

Texto: Adriana Figueiredo (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Fonte: http://camarapoa.rs.gov.br/noticias/guillermo-zanon-recebe-diploma-honra-ao-merito